sábado, 22 de agosto de 2009

Tecnologia IP: muito além da redução de custos

Por Alexandre Novakoski

Que todos empresários sonham em aumentar a produtividade e o desempenho de suas companhias todo mundo já sabe. O que nem sempre é fácil de decifrar são os meios mais apropriados para que isso aconteça. E o que muitas empresas não enxergam é que certas medidas tecnológicas que vêm sendo adotadas de forma desconexas não rendem, necessariamente, momentos de prosperidade financeira. Pelo contrário, podem representar um verdadeiro tiro no pé.

Talvez seja um consenso no mercado atual que o mínimo a se fazer é melhorar e modernizar os processos de negócios nas organizações, como meio de acompanhar a evolução trazida por novas tecnologias. Mas somente incluir um novo software de CRM ou um Data Center, por exemplo, apesar de incrementar as informações e as operações da empresa com sua base de clientes, não vai garantir a continuidade do retorno financeiro esperado.

É preciso, antes de tudo, que uma estratégia de negócios que envolva todos os setores da empresa seja muito bem pré-definida, de modo a encontrar suas potencialidades de diferenciação frente à concorrência, não deixando, assim, que os serviços e produtos se tornem meros commodities. E atualmente um dos grandes passos rumo ao diferencial de mercado são os equipamentos baseados na comunicação via IP, capazes de modificar por completo os padrões de interatividade entres os funcionários.

Em um período de convergência digital, em que pesquisas revelam a aderência de até 80% das empresas à unificação de seus sistemas nos próximos anos, a comunicação IP proporciona uma série de recursos inovadores como telefonia, mobilidade, vídeo-conferência e mensagens em tempo real, o que contribui para uma integração mais efetiva entre os profissionais dos mais variados setores da empresa, bem como entre a própria companhia e seus clientes.

Além de reduzir custos com deslocamentos e unificar infra-estruturas, a tecnologia IP confere maior agilidade às funções operacionais da empresa. Serviços de call center, uma vez integrados via IP, segmentam automaticamente as chamadas, priorizando aqueles clientes que necessitam de atendimento imediato.

Entretanto, é muito importante que todos os participantes deste processo de mudança estejam devidamente treinados para utilizar tais facilidades, a fim de que a elevação nos níveis de produtividade da empresa seja sensivelmente percebida. Afinal, a tecnologia é um meio viabilizador de sobrevivência às empresas, desde que embasada por uma linha estratégica competitiva e coesa. Como fazer? Comece unificando a comunicação de sua empresa.

*Alexandre Novakoski é gerente de canais da Seal Telecom, empresa especializada na distribuição de equipamentos para comunicação presencial e à distância.

Fonte: Itweb

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